Centro Acadêmico Tobias Barreto - UNiT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

4 participantes

Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mensagem  JoãoZinHo Sex maio 02, 2008 4:33 am

O Centro Acadêmico Tobias Barreto vem a publico demonstrar sua indignação ÀS MUDANÇAS OCORRIDAS NO PROCESSO AVALIATIVO DESTA INSTITUIÇÃO, seja por considerar um absurdo o atual processo por não conseguir realmente avaliar ninguém, seja pela falta de democracia apresentada por esta universidade ao não ouvir a grande parte interessada nas mudanças que é o estudante. Diante de tais fatos estamos indignados.

Ora o atual método avaliativo alem de não conseguir avaliar plenamente o estudante que será avaliado com duas provas uma com peso 4 e outra com peso 6, aumenta a gama de assuntos por unidade, o que faz com que se torne humanamente impossível que uma prova com no Maximo 5 questões consiga avaliar realmente o conhecimento acadêmico acumulado pelo estudante.

Fora isso o sistema vem para pior, pois, extingue a antiga “quarta prova”. Ora no sistema antigo possuíamos quatro provas sendo que tínhamos obrigação de cumprir as três unidades. Caso por qualquer motivo o estudante se achar não preparado ou estar indisposto e tivesse que faltar à prova, teria o mesmo o direito a fazer uma quarta onde haveria o ônus desta ser com o assunto do semestre todo.

Agora que este instrumento foi extinto só permanecendo a “segunda chamada” piorada, já que o estudante que faltava por um motivo justo, plausível e legalmente aceito por lei, tinha direito a fazer outra prova, a UNIT coloca como culpa do estudante ter faltado e o onera o obrigando a fazer uma prova com o assunto do semestre inteiro culpando este por ter faltado, sendo que ele faltou muitas vezes por motivo médico-hospitalar.

Na verdade a instituição EXTINGUIU a 2º chamada que é GARANTIDA POR LEI e manteve uma espécie de quarta prova piorada (já que a atual 2º chamada exige a matéria do semestre inteiro e não somente a da unidade que o estudante faltou), somente podendo ser utilizada esta mediante atestado médico!!!

Mais uma vez a universidade se mostra autoritária e não convoca os estudantes para dialogar, sem falar que lança o novo modelo em período de férias quando os estudantes não estão na faculdade e estão mais desmobilizados, mostrando mais uma vez seu caráter autoritário.

Por fim, o CATB convoca todos os estudantes a se levantar contra esses atos absurdos e autoritários da UNIT e virem a debater este ponto. Gostaria de saber o que os estudantes pensam sobre isto.

JoãoZinHo

Número de Mensagens : 4
Campus : Aracaju Farolândia
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Aspectos Jurídicos

Mensagem  Abraão Sex maio 02, 2008 4:52 pm

Olá Joãzinho.

Eu achei muito interessante esse tópico que você criou, acredito que todos os alunos precisam vir até aqui e expor suas opiniões sobre este tema.

Eu gostaria de tratar sobre aspectos jurídicos e pedagógicos inerentes a esse novo sistema de Avaliação da Unit.

Art. 24. [...] Inciso V. a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. [...] (BRASIL, Lei 9.394/96)

1. Com base neste fragmento da lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, fica perceptível que os processos de verificação do desempenho escolar têm que ser contínuos e cumulativos, com isso verifica-se que a semana de prova que a Universidade Tiradentes tem executado onde os exames acontecem seqüencialmente 5 (cinco) dias letivos como se os alunos fossem tabulas vazias onde o professor insere conhecimento e no dia de prova separa o “joio do trigo”. Observa-se ainda que o texto de lei informa que os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos. Sendo assim características atitudinais tais como: participação, interesse, assiduidade, criticidade, desejo de pesquisa etc. deve ser contemplados no resultado final que é a nota.

2. O artigo Art. 43 da mesma lei ainda diz: “A educação superior tem por finalidade: I – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo” (grifo meu). Portanto, perguntas abstratas “decorebas” sem significado com o cotidiano são verdadeiros entraves que limitam o pensamento acadêmico.

3. De acordo com a portaria GB 69/2007 da Universidade Tiradentes que alterou a forma de avaliação diz que a avaliação continuará com uma Prova Contextualizada e uma medida de eficiência. Geralmente as provas da Unit são completamente desprovidas de qualquer contexto. Na verdade são puros decorebas!!!

4. Para que haja uma avaliação construtivista faz-se necessário que segundo Hoffmann: oportunize aos alunos muitos momentos de se expressar suas idéias; oportunize discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras; se realize tarefas individuais (medidas de eficiência), menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender as razões para as respostas apresentadas. (HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática de construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.)

5. Essa prática de se avaliar em momentos recortados do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, em intervalos estabelecidos e exigidos burocraticamente denominado de semana de provas, na verdade fere todos os princípios da avaliação. E para uma Universidade, ir de encontro diretamente com todos os princípios educacionais é transformar a instituição de ensino em uma empresa.

6. Para se avaliar é indispensável que se saiba o que avaliar! E esse avaliar no curso de direito deve estar estimulando o aluno a sempre adaptar a norma ao caso concreto. E não a reproduzir um “decoreba” irrelevante.

Espero que com estes comentários eu estimule a reflexão de todos, e que cada vez mais possamos conversar por aqui. Aguardo comentários, por favor pessoal participe!!! As suas palavas são o melhor conteúdo que queremos ter.

Aviso aos navegantes:
Veja bem, se você quiser, pode continuar só se lamuriando a respeito dos problemas da avaliação (e da profissão), motivo para reclamar é o que não falta. Existem hoje muitas justificativas, até científicas, para a gente não fazer nada: é o sistema, a legislação, o salário, a sobrecarga de trabalho, a falta de apoio, a má formação, o número de alunos por sala, os pais, os alunos, os colegas, os superiores etc., etc. Pode até ficar tranqüilo. Ninguém é obrigado a sair da mediocridade. Ninguém é obrigado a tomar iniciativa. Ninguém é obrigado a se comprometer com uma educação democrática.
Celso dos Santos Vasconcellos

Um forte abraço, à todos!
Abraão
Abraão
Admin

Número de Mensagens : 4
Localização : Itabaiana
Campus : Itabaiana
Data de inscrição : 29/04/2008

http://www.catbunit.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Avaliação da Unit

Mensagem  Jairton Mendonça Sáb maio 10, 2008 4:04 pm

Por um lado eu achei bom só ter duas provas. Mas por outro, essa questão de ter que se fazer as provas todas em uma só semana é humanamente impossível. E quanto a segunda chamada eu acho um abuso, pois o aluno terá que fazer uma prova com os conteúdos do semestre inteiro. Sendo que só perdeu uma unidade.

Jairton Mendonça

Número de Mensagens : 1
Campus : Itabaiana
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Avaliação

Mensagem  Reynolds Sáb maio 10, 2008 4:08 pm

O processo avaliativo da Unit contraria todos os princípios discutidos e estudados pelos renomados cientístas da educação. É inadmissível duas avaliações, devido a grande quantidade de assunto para que o aluno possa assimilar o conteúdo.

Reynolds

Número de Mensagens : 2
Campus : Itabaiana
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Sobre os Professores de Direito

Mensagem  Reynolds Sáb maio 10, 2008 4:10 pm

Os professores da Unit deveriam passar por uma capacitação para adquirirem conhecimentos pedagógicos, no sentido de terem maior facilidade de passar o conteúdo.

Reynolds

Número de Mensagens : 2
Campus : Itabaiana
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Re: NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mensagem  JoãoZinHo Dom maio 11, 2008 5:45 pm

Por isto, nós membros do CATB - Centro Academico Tobias Barreto já começamos nossas movimentações contra este novo sistema de avaliação, por entender que ele é ineficiente na abstração do conhecimento adquirido pelos estudantes durante seu semestre letivo.
Panfletamos e marcamos uma reunião com os estudantes de Direito de Aracaju e Itabaiana enviou um representante, o Abraao, para debatermos o tema e conseguimos realizar um bom debate onde foi deliberado varias coisas, entre elas, um abaixo assinado que será passado para os estudantes em todas as salas esta semana que está por começar!

Estudantes uni-vos contra o que lhe é prejudicial, afinal, quanto mais unidos estivermos, mais forte seremos!

JoãoZinHo Carvalho

JoãoZinHo

Número de Mensagens : 4
Campus : Aracaju Farolândia
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Re: NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mensagem  JoãoZinHo Qua maio 14, 2008 9:15 pm

Já estamos com abaixos assinados passando nas salas de aula do campus Farolandia e Itabaiana. Estamos já contando também com os estudantes de Comunicação Social e seu Centro Academico - CACS para reforçar o Abaixo Assinado. Estamos querendo estar nos movimentando em Estância e no Campus do Centro com o Abaixo Assinado, junto com o colega Amadeu e o Centro Academico de Arquitetura - CAAU, respectivamente.

Estamos crescendo e ganhando força. Gostaria que os colegas pesquisassem sobre a legislação educacional e enviasse sugestões para nós por meio do sistema Fale Conosco do site.

Abraço a Todos!

Estamos ficando Grandes e Fortes!

JoãoZinHo

Número de Mensagens : 4
Campus : Aracaju Farolândia
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Só uma reflexão..

Mensagem  Abraão Sex maio 30, 2008 5:42 pm

[...] ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e, nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo.
Florestan Fernandes
Abraão
Abraão
Admin

Número de Mensagens : 4
Localização : Itabaiana
Campus : Itabaiana
Data de inscrição : 29/04/2008

http://www.catbunit.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Re: NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mensagem  JoãoZinHo Sex maio 30, 2008 6:47 pm

Nosso semestre letivo está terminando. Estou somente assistindo a desgraça se alastrar dentro da Universidade Tiradentes. Turmas e turmas estão sendo esvaziadas pelos próprios estudantes, que estão desistindo do semestre letivo ou estão trancando o curso. Outras turmas estou avistando a reprovação em massa. Somente ouço os comentários nos corredores.

Aí eu faço a seguinte pergunta: Cade este povo quando chamamos para a reunião para discutir o atual sistema de avaliação? Cade este povo quando pedimos para que nos ajudasse na distribuição de abaixo assinados para coletarmos muitas assinaturas e assim o curso de direito liderar a movimentação contra o atual sistema de avaliação?!

Até hoje espero estes estudantes, que se omitiram em relação à imposição feita pela universidade tiradentes, até hoje espero estes estudantes, que para se movimentarem estão esperando a desgraça se concretizar.

JoãoZinHo Carvalho
Diretor Geral - Centro Academico Tobias Barreto

JoãoZinHo

Número de Mensagens : 4
Campus : Aracaju Farolândia
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES Empty Re: NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO IMPOSTO GOELA A BAIXO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos